segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Como é minha Roda de histórias!


Olá Gente do bem!
Como comecei o post de "história da semana" pensei em contar a vocês como são minhas rodas de história.
Como já havia falado, conto a mesma história durante a semana. Mas de formas diferentes, para não ficar cansativo e para que eles consigam memorizar alguma coisa. Uso um lençol para hora da história, todos sentam em cima e o livro fica aberto no centro da roda.Estou providenciando um tapete para fazer com eles esse ano, estou torcendo para dar certo!
Na contação de história sigo essa sequencia na maioria das vezes:
- Segunda-feira: fazemos uma leitura de imagem da capa e não conto a história inteira, paro quase no desfecho para aguçar a curiosidade e imaginação, questionando como será que a história termina, o que irá acontecer?
- Terça-feira: faço a leitura da história completa, mas antes do desfecho relembramos quais as hipóteses de "final" eles levantaram. Quando alguém acerta, é uma alegria sem fim! Passo o livro para o manuseio individualmente.
- Quarta-feira: faço a leitura da história completa e passo o livro para manuseio deles individualmente.
- Quinta-feira: faço a leitura completa da história com auxilio de algum objeto que aparece na história, ou algum adereço diferente em mim ou nas crianças, ou ainda o uso de fantoches ou dedoches. No fim da história passo o objeto, adereço, fantoches ou dedoches para exploração individual.
- Sexta-feira: As crianças contam a história! Deixo o livro no meio da roda e vou folhando devagar, alguns vão falando o que se lembram sobre a parte da história que está sendo mostrada enquanto outros vão complementando. É muito legal ouvir deles a história, e ver que ele contam certinho, muitas vezes sem nenhuma intervenção minha!
Em todas as rodas de história leio o nome do autor(a), ilustrador(a) e da editora. Quando tem a foto do autor(a) e ilustrador(a) no final do livro, passo na segunda-feira para que todos conheçam. É legal, quando depois de algum tempo eu levo um livro diferente mas do mesmo autor(a) e alguns falam: "- a gente conhece ele(a)!!"
Outro feedback que recebo é na hora dos "cantos", que todo dia tem livros, revistas, gibis ou jornais. Nos dias de livro, a maioria vem e me pergunta "-Tia, quem é o autor desta história?" ou "-Tia, quem fez os desenhos desta história?". Acho muito prazeroso quando isso acontece. Mas muito mais prazeroso e fofo, é observar de longe uma das crianças contando a história que ouviu na roda da mesma forma que eu contei. Isso sempre derrete meu coração! Ouwnnn...
Beijinhos
Mah ")


Um pouquinho da minha biblioteca pessoal ")

Nenhum comentário:

Postar um comentário