sábado, 20 de fevereiro de 2016

Planejamento anual maternal 3



Oiii Gente!
Ando um pouco sumida, mas vocês nem imaginam a correria que estou! hehehe 
Na reunião pedagógica de quinta-feira a coordenadora pediu o planejamento anual para ser entregue na próxima quinta, e acabei de fazer. 
Mandei pra ela por e-mail, e vou imprimir na creche segunda-feira uma cópia pra mim e uma pra ela. Vai que perde né!?
Vou postar fresquinho para vocês!
Beijinhos
Mah ")

Planejamento Anual 
Maternal 3
Todo o trabalho a ser desenvolvido, sempre será focado ao aprimoramento das principais percepções (auditiva, gustativa, olfativa, visual, tátil) a psicomotricidade dessas crianças, lembrando que todas elas apresentam idade psicológica parecida, onde cada uma desenvolve ao seu próprio tempo. Sendo assim, todo conteúdo a ser trabalhado pode ser alterado de acordo com a capacidade, compreensão e associação da turma.

·         Perceber e expressar sentimentos, pensamentos e suas necessidades para que seja um agente receptor e transformador dentro da sociedade da qual faz parte.
·         Relacionar-se com pessoas de seu meio social e de novos ambientes como, por exemplo, fazer novas interações na escola, onde haja troca de experiências que acrescentem ao seu amadurecimento psicológico.
·         Explorar a capacidade de novos conhecimentos sobre o ambiente, de maneira que possa transmitir os conhecimentos adquiridos a outros, utilizando sua própria linguagem e forma de expressão.
·         Valorizar hábitos de cuidado com sua própria saúde e coletiva.
·         Compreender e comunicar-se através de diferentes tipos de linguagens (musical, corporal, plástica, oral e escrita).
·         Despertar conhecimentos matemáticos através do seu cotidiano.

Eixos contemplados
Matemática
·  Lateralidade
·       Noções de correspondência (um a um)
·         Numerais de 0 a 10 e quantidades correspondentes
·         Noções de geometria (circulo/quadrado/retângulo e triangulo)
·       Noções de grandeza (grande/pequeno/maior/menor/alto/baixo/grosso/fina/largo/estreito/curto/comprido)
·       Noções de posição (longe/perto/fora/dentro/aberto/fechado/em cima/embaixo/no meio/frente/atrás)
·       Noções de massa (leve/pesado)
·       Noções de quantidade (muito/pouco/mais/menos/cheio/vazio)
·       Calendário
·       Labirinto

    Movimento
·         Noções de posição (longe/perto/fora/dentro/aberto/fechado/em cima/embaixo/no meio/frente/atrás)
·         Lateralidade
·         Brincadeira de roda
·         Músicas
·         Brincadeira livre e dirigida
·         Circuito

Natureza e sociedade
·          Projeto sustentabilidade
·          Projeto Avisa lá (faz de conta e higiene)
·         Quem sou eu?
·         Minha casa
·         A família
·         A escola
·          Meios de comunicação
·          Tempo (noite/dia/sol/chuva/nublado/calor/frio)
·         Boas maneiras
·         Relações e afinidades
·         Datas comemorativas
·         Higiene
·          Saúde
·         Estações do ano
·         Animais
·          Plantas

Artes
·         Cores
·         Obras de arte
·         Autores das obras
·       Colagem
·         Pintura
·         Recorte
·         Desenho livre
·         Dobradura
·         Nutrição estética

Linguagem
·         Projeto leitura (nos finais de semana)
·         Projeto Avisa lá (leitura)
·       Letra inicial do nome (próprio e dos amigos da classe)
·         Alfabeto
·         Leitura de imagem
·         Roda de conversa
·         Roda de música
·         Roda de história
·       Coordenação motora e viso motor


Obs.:
No decorrer do ano são administrados os projetos que envolvem todo o trabalho mencionado à cima podendo haver mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário