sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Alfabeto, o confronto

Boa noite gente do bem!
Como estão as coisas?
Por aqui meninas dormindo e eu aproveitando para trabalhar bastante! rsrs
Participo de grupos da educação infantil e por esses dias dois modelos de alfabeto me chamaram atenção. São eles, o de rótulos e o de e.v.a.
Não tenho nada contra o e.v.a, uso muito  e acho que dá um toque todo fofo para as coisas. Mas se tratando do alfabeto para a educação infantil, principalmente na idade que trabalho, 3 anos, acho que o modelo que vi é um pouco confuso. Confesso que na primeira vez que vi a imagem pensei que a borboleta fosse um biscoito, tipo aqueles de natal sabe? hehehe 
Mas é uma borboleta mesmo!
Quanto a abelha...parece mesmo uma abelha?
Não estou julgando o trabalho que a pessoa fez no e.v.a, mas sim pensando como uma criança e como os meus alunos vão ver e tomar propriedade disso.
Quanto ao alfabeto de rótulos eu achei bem melhor que o de e.v.a (tomando em consideração que as figuras em e.v.a nem sempre são reconhecidas pelas crianças, como a abelha. Já que não fazem parte de seu cotidiano). Porém, conversando com colegas de trabalho, algumas argumentaram sobre os rótulos dos produtos, que não contribuem para uma alimentação saudável (por exemplo, na letra C é coca-cola) mas o que chama a atenção pra mim é o seguinte: mostra a letra A de e.v.a é o A de rótulos para a criança e pergunta qual ele conhece ou qual ele sabe dizer o que é. O "suco" vai ganhar, sem dúvida! Porque faz parte da realidade da criança. Ou ela toma em casa, ou já viu no mercado, ou um amigo toma...e assim por diante, com todos os rótulos. 
A aprendizagem TEM QUE TER SIGNIFICADO para a criança!
Além do que, é a leitura simbólica né? Sendo saudável ou não...hehehe
Bom, como EU faço nas escolas que trabalho.
Letra grande...impressa e colada no papel cartão! Apresento as letras, conversamos muito sobre elas e que todas elas tem sua importância. Porém quando estão juntas podem ser coisas fantásticas!
Trago para roda de conversa um objeto qualquer que comece com a letra A, por exemplo uma almofada. Pergunto o que é e sem dúvida todos conhecem..."Vamos ouvir o som: Almofada!" E tiro outra coisa de um saco..."Olha, Abacaxi! (de feltro)", e as novidades não param..."Avião", "Amarelinha". 
Faço um link, almofada começa com A igual a Amanda! Quem pode mostrar a letra A para tia Mah no alfabeto? O que mais vocês conhecem que começa com a letra A? Vamos trazer objetos de casa que começam com a letra A?
Coloco em baixo da letra A um saquinho, e guardamos lá dentro os objetos que começam com a letra A que eles trazem de casa.
E assim vamos devagar, até a última letra do alfabeto.
Explorando os objetos, fazendo mediações com os nomes e coisas que já conhecemos.
Por fim, alguns começam a associar..."olha Lucas, seu L é igual o do LEGO!"
BINGO!
Aí é "partir pro o abraço", pois a sementinha do conhecimento, que plantamos todos os dias e regamos com carinho e determinação está germinando!
Abraços
Mah ")
Imagem da internet
  
Imagem da internet  








Nenhum comentário:

Postar um comentário