Oiii Gente!
Ando um pouco sumida, mas vocês nem imaginam a correria que estou! hehehe
Na reunião pedagógica de quinta-feira a coordenadora pediu o planejamento anual para ser entregue na próxima quinta, e acabei de fazer.
Mandei pra ela por e-mail, e vou imprimir na creche segunda-feira uma cópia pra mim e uma pra ela. Vai que perde né!?
Vou postar fresquinho para vocês!
Beijinhos
Mah ")
Planejamento Anual
Maternal 3
Todo o
trabalho a ser desenvolvido, sempre será focado ao aprimoramento das principais
percepções (auditiva, gustativa, olfativa, visual, tátil) a psicomotricidade
dessas crianças, lembrando que todas elas apresentam idade psicológica
parecida, onde cada uma desenvolve ao seu próprio tempo. Sendo assim, todo
conteúdo a ser trabalhado pode ser alterado de acordo com a capacidade,
compreensão e associação da turma.
·
Perceber
e expressar sentimentos, pensamentos e suas necessidades para que seja um
agente receptor e transformador dentro da sociedade da qual faz parte.
·
Relacionar-se
com pessoas de seu meio social e de novos ambientes como, por exemplo, fazer
novas interações na escola, onde haja troca de experiências que acrescentem ao
seu amadurecimento psicológico.
·
Explorar
a capacidade de novos conhecimentos sobre o ambiente, de maneira que possa
transmitir os conhecimentos adquiridos a outros, utilizando sua própria
linguagem e forma de expressão.
·
Valorizar
hábitos de cuidado com sua própria saúde e coletiva.
·
Compreender
e comunicar-se através de diferentes tipos de linguagens (musical, corporal,
plástica, oral e escrita).
·
Despertar
conhecimentos matemáticos através do seu cotidiano.
Eixos contemplados
Matemática
· Lateralidade
· Noções de correspondência (um a
um)
·
Numerais
de 0 a 10 e quantidades correspondentes
·
Noções de
geometria (circulo/quadrado/retângulo e triangulo)
· Noções de grandeza (grande/pequeno/maior/menor/alto/baixo/grosso/fina/largo/estreito/curto/comprido)
· Noções de posição (longe/perto/fora/dentro/aberto/fechado/em
cima/embaixo/no meio/frente/atrás)
· Noções de massa (leve/pesado)
· Noções de quantidade (muito/pouco/mais/menos/cheio/vazio)
· Calendário
· Labirinto
Movimento
·
Noções de posição
(longe/perto/fora/dentro/aberto/fechado/em cima/embaixo/no meio/frente/atrás)
·
Lateralidade
·
Brincadeira
de roda
·
Músicas
·
Brincadeira
livre e dirigida
·
Circuito
Natureza
e sociedade
·
Projeto sustentabilidade
·
Projeto
Avisa lá (faz de conta e higiene)
·
Quem sou
eu?
·
Minha
casa
·
A família
·
A escola
·
Meios de comunicação
·
Tempo (noite/dia/sol/chuva/nublado/calor/frio)
·
Boas
maneiras
·
Relações
e afinidades
·
Datas
comemorativas
·
Higiene
·
Saúde
·
Estações
do ano
·
Animais
·
Plantas
Artes
·
Cores
·
Obras de
arte
·
Autores
das obras
· Colagem
·
Pintura
·
Recorte
·
Desenho
livre
·
Dobradura
·
Nutrição
estética
Linguagem
·
Projeto
leitura (nos finais de semana)
·
Projeto Avisa lá (leitura)
· Letra inicial do nome (próprio e dos amigos da classe)
·
Alfabeto
·
Leitura
de imagem
·
Roda de
conversa
·
Roda de
música
·
Roda de
história
· Coordenação motora e viso motor
Obs.:
No
decorrer do ano são administrados os projetos que envolvem todo o trabalho
mencionado à cima podendo haver mudanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário